domingo, junho 14, 2009

Campeonato Pokémon 2009 - Qualificador d'A Corunha

No domingo de chegada do qualificador de Londres, a passear pelo Smogon, vejo que foi anunciado algo importante. Talvez para nos situarmos, explicarei o que se passa. Os qualificadores, como sabem, têm 128 vagas por escalão. Mas por alguma razão desconhecida, a Nintendo Ibérica tinha reservado um lugar em cada um dos escalões no qualificador francês. Eu assumi que fosse algum torneiro que tivesse passado, mas procurando pela net não vi nada... E então é anunciado: "Campeonato Pokémon 2009 em Espanha"!!!! Aqui está ela, a minha segunda oportunidade! Este campeonato terá quatro qualificadores, em Madrid, Barcelona, Sevilha e A Corunha. Os dois melhores de cada qualificador, por escalão, vão à final em Madrid, onde o vencedor tem viagem paga para França e lugar reservado para o qualificador francês. Telefono para casa para obter aprovação para ir, que depois de alguns dias de negociações (e a má hipótese de ir ao qualificador de Madrid a passar pela cabeça da minha mãe), é aprovada a minha ida à A Corunha. Depois de falar com várias pessoas, no final só o meu irmão James irá comigo. Claque pequena mas boa :P ...

6 de Junho, acordo ás 3 e meia da manhã. A viagem é de 3 horas, e tinha de lá estar às 9 horas espanholas, ou seja, 8 horas portuguesas. Eu e o James pegamos nas coisas, ouvimos as mil e uma recomendações da nossa mãe, e vamos embora. Fomos seguindo o GPS, logo não deu para nos enganar muito... Embora ele nos tenha mandado pelo meio de estradas estranhas para chegar à primeira auto-estrada... O que aumentava a estranhesa era o facto de conhecermos mais ou menos um caminho para a auto-estrada, que não era o que o GPS estava a indicar... Mas não importa, fomos lá dar de qualquer modo. Enquanto iamos pela estrada, deu para ver sinais luminosos a indicar que estava a chover (que por acaso até estava :P ). O mais engraçado era o facto de estes trocarem entre castelhano e galego, onde viemos a descobrir que chuva se diz "choiva" em galego. Claro que eu achei piada e tive de andar a dizer "tchoiva" (sim à inglesa :P ) sempre que me referia à chuva. Outro facto interessante é o facto de vermos um corvo cada 10 quilómetros... Será que aquela auto-estrada era uma estrada vil? Sinceramente não me pareceu, mas quem sabe...

Depois da longa viagem, chegamos ao destino. Por sorte o local destino não ficava longe da entrada na cidade, por isso não tivemos de andar pelo trânsito. Depois de estacionar o carro num estacionamento lá ao pé, dirigimo-nos para os "Jardines Méndez Núñez", local onde se dá o evento. Ao chegar lá, deparamo-nos com uma pequena tenda que tinha cartazes do evento à volta. Seria alí que se dariam os combates. Não esperava muito, pois para além de isto ser um qualificador para uma final que nos leva a outro qualificador, era de esperar que não houvesse dinheiro para esbanjar, para além disso, era pedido para levarmos as nossas DSs. Não havia aquelas maquinetas como havia em Londres, logo não haveria combates na TV. A tenda dava para albergar mais ou menos 5 combates simultâneos, mas teria de andar a tentar olhar para as DSs dos participantes para perceber o que se passava. Como ainda faltava algum tempo, fomos ao café alí próximo tomar o pequeno almoço.


Tenda do evento


Às 8 horas (portuguesas, que será o fuso que utilizarei sempre neste excerto de texto) começaram a distribuir senhas tipo aquelas que se tiram nas finanças, para o sorteio de quem iria participar. Tal como em Londres, se houvesse mais do que 128 pessoas por escalão, os participantes seriam sorteados. Mas nas filas começou-se a notar que nenhum dos escalões iria atingir o máximo. Outra coisa boa de ter vindo à A Corunha, pois pelo que parece Madrid encheu. Quando me foi atribuída a senha, foi-me pedido o cartucho, para ver como estava. Acho que foi um "hack check" às 3 pancadas, pois apenas se limitou a olhar para todos os seus lados para ver se estava direito :P ... Às 9 horas acabam a tiragem de senhas, e começa a inscrição dos júniores. Se não me engano eram 72 júniores. Enquanto esta inscrição, vem um senhor da organização informar-nos de que os séniores seriam apenas às duas e meia, e que poderiamos ir dar uma volta. Como estava a chover, e eu queria ver o início dos júniores, para saber como era, ficamos por lá até começarem os combates. Os combates eram por eliminatórias, e por cada vez que era declarado um vencedor, o seu número era colocado na fase seguinte num placard que lá tinham.

Depois de observar um pouco o decorrer daquilo, e de tentar em vão olhar para as DSs de quem estava a jogar, decidimos ir dar uma volta pelo jardim onde nos encontrávamos, o centro comercial, e a praia que lá havia ao pé. Não sei bem o que se passava com os esgotos da cidade, mas em algumas partes por onde passávamos, não cheirava muito bem... Mas o jardim e a praia eram bonitos, acho que posso dizer sem estar a mentir. Entre voltas, voltávamos ao recinto para ver como iam os combates. Quando estavam a chegar às finais, ficamos por lá para ver quem ganhava. Ainda tentei ver os últimos combates, e desta vez consegui ver alguma coisa. O vencedor não deu grande hipótese aos outros pelo que pude ver. Por acaso um dos finalistas (um dos três, pois a final acho que foi entre três jogadores) vinha de vez em quando falar com um amigo cá fora, e ouvi uma parte da conversa deles onde tentavam descobrir o tipo do Latios, onde ouvi a dizer erradamente que era água e psíquico... Era para intervir e dizer que afinal era dragão e psíquico, mas achei que seria injusto para os outros. Depois de consagrado o vencedor, este fica extremamente contente. Quem não ficaria :P ?


Âncora, para aqueles que não sabem :P ...

Após o qualificador dos júniores, vamos almoçar ao centro comercial. Já agora, chamava-se "El Puerto". O centro comercial era relativamente pequeno, principalmente tendo em atenção o enorme que parecia de fora... Mais uma vez vou ao Burger King. Não sou muito original, hein :P ? Depois de comermos, queimamos tempo entre ficar sentado no centro comercial e dar umas voltas. E finalmente a hora chega...

Tal como os júniores de manhã, os séniores começam a fazer fila para entregarem as suas fichas com a equipa. Acho que agora é um bom momento para dizer que a minha equipa é exactamente a que levei para Londres. Como não tinha a certeza de como fazer, fiz uma em inglês e uma em espanhol, para entregar aquela que fosse necessária. Quando chega a minha vez e esponho o problema, eles decidem ficar com ambas as folhas. O melhor de tudo foi depois eles começarem a falar inglês para mim! O facto de ter uma versão inglesa não quer dizer que só saiba falar em inglês :P ... Depois de entregue a ficha, atribuem-me um número, o 57, e colam-me um autocolante a dizer "Nintendo" em cima do slot do cartucho, para que eu não o substitua durante o torneio. No fim de todas as inscrições, começam os combates. Para chamar os concorrentes que iam agora combater, basicamente chamavam alto pelos seus nomes. Enquanto começam os primeiros combates, eles escrevem na tabelas de classificações os números dos participantes, de onde deduzo que se tenham inscritos 33 pessoas. Duas pessoas aleatoriamente escolhidas tiveram uma pré-ronda de modo a ficarem apenas 32 pessoas, para uma "árvore de eliminação" perfeita. Pouco tempo depois é anunciado o meu número, e lá me dirijo para o meu combate.

Primeiro combate
Equipa do adversário:
Roserade, Magmortar, Alakazam

Três Pokémons? Sim. Pelo que parece, afinal as regras eram Double Battle, Standard Cup em vez de Double Cup. De início, tento entrar em Double Cup e vejo que ele não está (ele era o host). Depois é que chega ao pé de mim um senhor da organização e me diz que é a Standard Cup. Eu, preplexo, ainda pergunto se ele tem a certeza, e ele diz que sim. Depois de um rápido raciocínio, vejo que o Perish Song, minha estratégia estrela, não seria muito boa, por isso adapto a minha equipa Trick Room para a situação. Basicamente tiro o Togekiss, pois como supostamente iriam correr as coisas, o seu último Pokémon ficaria frente a frente ao meu Rhyperior. O meu adversário tinha o nome de Ash como seu nome de treinador. Ele pergunta-me se eu sou bom. Eu respondo que vamos ver. Afinal, não vou estar a dizer que sou bom ou mau sem experimentar... OK, não me apeteceu andar a espalhar que fiquei nos quartos em Londres. Atrair muita atenção de início acho que não seria bom :P ...

Turno 1
Hitmonlee usa Fake Out no Magmortar e tira um pedacinho de vida
Roserade usa Magical Leaf no Hitmonlee, tira um bocadinho de vida
Magmortar "flinched"
Bronzong usa Trick Room

Com as coisas esqueci-me de trocar o Focus Sash do Salamence para o Bronzong, mas não importa, pois consigo por o Trick Room. Usei o Fake Out no Magmortar pois decerto que este tinha um ataque de fogo dirigido ao Bronzong. Até agora está tudo a correr como devia.

Truno 2
Hitmonlee usa Feint no Roserade, mas falha
Bronzong usa Explosion, e limpa o campo

Após ver o Explosion, o meu oponente queixa-se a um dos organizadores de que este ataque era proibído... Eu fiquei receoso, a pensar que tinha sido outra regra que tinha saltado... Afinal, eu apenas li as primeiras, vi que eram iguais às de Londres, e assumi que o resto seria igual. Para minha felicidade o organizador diz que é válido, logo o combate continua.

Pré-turno 3
Saco o Rhyperior, ele saca o Alakazam

Vendo o Alakazam, um Pokémon muito rápido, prevejo a minha victória, a menos que ele tenha um Focus Sash. O problema seria que com aquele especial de ataque, se sobreviver ao ataque do Rhyperior, eu bem que era capaz de perder. Mas em contra partida, a defesa, ...eh..., "enorme" do Alakazam serve para me dar algum alívio

Turno 3
Rhyperior usa Crunch
Alakazam desmaia
Eu ganho o combate

Pelo que parece tudo corre bem, e consigo a minha primeira victória. Talvez estar receoso de que o Alakazam sobrevivesse era um receio vão, mas se a Battle Tower me ensinou alguma coisa, foi esperar sempre o inesperado.

Depois deste combate, dirijo-me para fora do recinto, de modo a aguardar o meu próximo combate. Aproveito para comentar com o meu irmão de que me trocam as voltas ao não poder usar quatro Pokémons, e para dar o Focus Sash ao Bronzong. Pouco tempo depois, sou chamado de novo.

Segundo Combate
Equipa do adversário
Porygon-Z, Electivire, ??

O nome de treinador dele era Pedro, logo assumo que fosse o nome dele verdadeiro. Preparo-me eu para meter a minha equipa Trick Room outra vez, e um dos organizadores chega ao pé de mim e diz que não posso utilizar o Explosion, Perish Song, etc., dali em diante... "Raios" penso eu... Mais um pouco de reajustamento... Depois de pensar, decido sacar os meus pesos pesados. Devolvo o Focus Sash ao Salamence, escolho este mais o Rhyperior e o Togekiss. Sim, eu sei que o Togekiss não é um peso pesado, mas serve de suporte com o Follow Me... E também não tenho grande escolha...

Turno 1
Porygon-Z usa Ice Beam, activa Sash do Salamence
Electivire usa Ice Punch, desmaia o meu Salamence
Rhyperior usa Earthquake, desmaia Electivire, deixa o Porygon-Z com vida a vermelho

Foi enorme o meu espanto ao ver que ambos os Pokémons do adversário eram mais rápidos que o Salamence... Ainda bem que o Rhyperior ficou de pé, assim pode fazer estragos.

Pré turno 2
Saco o Togekiss, ele saca ??
Não me lembro do Pokémon, mas acho que era um levitador...

Turno 2
Togekiss usa Follow Me
Porygon-Z usa Ice Beam, Togekiss perde um pouco de vida
?? ataca com ?? dá no Togekiss

Ryperior usa Rock Slide, desmaia o Porygon-Z, o outro fica com pouca vida
Sinceramente a partir daqui está um pouco esquecido... Só sei que se o Rhyperior levasse com um Ice Beam, ia doer, logo mando todos os ataques para o Togekiss, para que o Rhyperior demula sem problemas.

Turno 3
Togekiss usa Follow Me
Togekiss leva com um ataque de ??
Rhyperior usa "algo", desmaia ??
Eu ganho o combate

Já não me lembro se a última ronda foi assim (as partes não incógnitas), mas não deve andar longe. Basicamente, para assegurar a victória, uso o Follow Me mais uma vez para o Rhyperior fazer o trabalho.

Depois deste combate, vou mais uma vez ter com o meu irmão, mais uma vez referir que me trocaram as voltas :P ... Nada se sucede, e vem o meu próximo combate.

Terceiro Combate
Equipa do Adversário:
??, ??, ??

OK, as únicas coisas de que me lembro é que desta vez não me trocaram as voltas, e que levei com um Surf a meio, que o meu Rhyperior adorou :P ... Para além disso... Ah, este oponente era também Pedro, e também me lembro que consegui ganhar... Peço desculpa a todos...
Após este combate, um dos organizadores dirige-se a mim e pergunta se eu já tinha participado num evento destes anteriormente. Eu respondo que fui a Londres, mas como perdi nos quartos e não ganhei viagem para a final, vim a este evento. Pelas regras, se eu já tivesse ganho uma viagem para a final, não podia registar-me, o que tem sentido. Não vou andar a tirar vagas aos outros. Também aproveito para referir que tinha dúvidas quanto ao facto de serem apenas 3 Pokémons pois pensava que seriam as mesmas regras que em Londres, e pedi desculpa pela minha insistência no início.

Quarto Combate (semi-final)
Equipa da adversária:
Articuno, Latias, Arcanine

Não se passou muito desde o combate anterior e este. Na semi-final defronto uma rapariga que estava com um gajo que tinha uma t-shirt da Nintendo. Eu também quero uma t-shirt da Nintendo! De qualquer modo, a rapariga tinha como nome no jogo Azu... Sinceramente não sei se é um nome espanhol, se é uma alcunha, um diminutivo... Quanto aos Pokémons adversários, o meu fanboy interior salta de alegria ao ver um Articuno. Tenho pena, mas acho que o meu Articuno extrairá o seu maior poder na Battle Tower, em singles. E ainda por cima não conseguia usar o Sheer Cold em nível 50, aquilo que o marca dos restantes Pokémons.

Agora o combate em si. Ver dois lendários de uma só vez à minha frente, um de gelo e o outro a Latias, aterrorizou-me... Restou-me esperar que o meu Salamence fosse rápido e forte o suficiente.

Turno 1
Salamence usou Draco Meteor, desmaia a Latias
Articuno usa Ice Beam, activa o Focus Sash do Salamence, e congela-o
Rhyperior usa Rock Slide, desmaia o Articuno

O meu Salamence consegue ir em primeiro, e manda a Latias abaixo com o Draco Meteor.

Temam este ataque!! Para além disso, parece-me que o Salamence tem a pseudo-habilidade de Lightningrod para ataques de gelo. O Rhyperior agradece com um Rock Slide. O que me apanha de surpresa e me manda as mãos à cabeça é o facto do Salamence ficar congelado... Dependendo daquilo que saisse em terceiro, podia correr mal...

Pré turno 2
Ela enviou o Arcanine

Fiquei aliviado ao ver um Pokémon que o Rhyperior poderia desmaiar... Embora com um pouco de receio, pois não sabia se o Arcanine podia aprender ataques de erva...

Turno 2
Salamence descongela, e usa Dragon Claw, tira um terço da vida ao Arcanine
Arcanine usa Flamethrower, e desmaia o Salamence
Rhyperior usa Earthquake, desmaia o Arcanine
Eu ganho o combate

O gelo, sombra daquilo que era antigamente, descongela logo, nem dando qualquer turno grátis à minha adversária. O Salamence não fez grande dano, mas sempre fez algo antes de desmaiar. O Rhyperior apenas acaba com o trabalho. Nem Intimidates param a besta!

No fim do combate, ela pede um chapéu e depois diz "Me quito el sombrero a tu habilidad" ou algo assim, enquanto tira o chapéu. Sinceramente não sabia o que dizer, logo disse apenas "Gracias"... Acho que a minha habilidade não é assim tão boa...
E aqui está. Estava na final, e tinha ganho uma viagem a Madrid. Sucedem-se aplausos e anunciações e essas coisas todas. O objectivo estava concluído. Bem, pensava eu. Para última surpresa, descubro que só o primeiro lugar é que tem direito à DSi e ao jogo, o segundo apenas tinha a viagem. Então preparo-me para a grande final!

Quinto Combate (final)
Equipa do Adversário:
Electivire, Articuno, Milotic

Um segundo Articuno! YAY! O meu adversário tinha como nome no jogo Javi. Desejo-lhe boa sorte, e começamos a batalha.

Turno 1
Salamence usa Draco Meteor, deixa Electivire a vermelho
Electivire usa ?? no Rhyperior, tira um bocadinho de vida
Articuno usa Blizzard, activa o Focus Sash do Salamence e deixa o Rhyperior a vermelho
Rhyperior usa Rock Slide, falha o Electivire e desmaia o Articuno
Rhyperior desmaia com o recoil da Life Orb

Duas surpresas para começar bem. Primeiro vejo o Electivire a sobreviver o Draco Meteor, o que não esperava. Em segundo ver aquele Blizzard a devastar. De alguma maneira, o meu Rhyperior sobreviveu, e conseguiu desmaiar o Articuno. Se tivesse acertado no Electivire.... Enfim...

Pré-Turno 2
Eu mando o Togekiss, ele manda o Milotic
Fico um pouco receoso ao ver o Milotic. Tem boas defesas e será difícil de desmaiar

Turno 2
Salamence usa Earthquake, desmaia o Electivire, tira um bocadinho ao Milotic
Milotic usa Hydro Pump no Togekiss, tira um pouco de vida.
Togekiss usa Air Slash, tira mais um bocadinho de vida ao Milotic
Como sabia que o Salamence era mais rápido, sabia que o Earthquake ia limpar o Electivire. Não sei porque é que ele atacou o Togekiss em vez do Salamence... Se calhar usei o Follow Me e não me lembro :P ...

Depois desta ronda oiço o público a mandar vir que não consegue ver nada, logo ponho-me a mostrar a DS para eles depois de seleccionar os ataques. Logo não estive muito atento ao que se passava. Basicamente fiz um 2vs1 com o Dragon Claw e o Air Slash. Não me lembro se o meu Salamence desmaia ou não, mas não importa, pois ganhei de todos os modos.

No fim da batalha, um dos organizadores anuncia-me como vencedor, dizendo o meu segundo nome de um modo inglês :P ... Segue-se mais uma ronda de aplausos, e depois os parabéns, e atá um amigo do Javi a perguntar-me se fiz um pacto com o diabo, pois derrotá-lo é muito difícil :P . Depois entrego o meu cartucho para o levarem para sei lá onde, juntamente com as folhas da minha equipa... Presumo que para fazerem "hack checks" ou assim. Só o verei daqui a uma semana :'( ... Com isto não pude combater com aqueles que me pediram para o fazer mal ganhei. Depois de tudo tratado, como não havia mais nada a fazer, fomos embora.

No início do caminho de volta, a minha mãe telefona para ver como correram as coisas. Como foi para o James, e ele gosta de mentir :P , a minha mãe não acreditou de início. O caminho de volta foi mais ou menos igual ao de ida, menos aqueles caminhos manhosos no início :P ... Durante o caminho falamos sobre o que acontecia de cada um dos nossos lados. Vim a descobrir que todos no público me tratavam por "El Inglés", e que pensavam que tinha ido alí por ter perdido em Londres... Bem, esta última parte é verdade :P ... Também fiquei a saber que o público queria muito que a rapariga que defrontei na semi-final tivesse ganho. De facto, quando mandei as mãos à cabeça depois do Ice Beam do Articuno ter congelado o Salamence, pelo que parece toda a gente pensava que ia perder... Peço desculpa, mas sinceramente não posso discriminar ninguém, tinha de ganhar, mesmo não sendo o favorito do público :P ... Bem, também os percebo, entre apoiar uma rapariga e um gajo feio e careca qualquer, a escolha é bem óbvia :P ...


Dentro dos limites

Um pouco antes de chegar à fronteira, sou mandado parar por polícias que se encontravam numa aldeia. Ele estava no lado contrário ao meu, e dirige-se calmamente para o meu lado e manda-me encostar. Pediu-me pela carta de condução, e depois pergunta-me "Usted ha bebido algo?". Eu digo que não. Ele pergunta "Tiene la certeza?". Eu digo que tenho. Não obstante, ele de qualquer modo manda-me soprar àquela maquineta. Depois de olhar para a máquina ele manda-me embora. Ele não acreditou em mim :'( ... Terei assim tanto uma cara de bêbado?

Ao chegar a casa anuncio a boa nova e vou confirmar as regras... De facto: "El campeonato se celebrará enla modalidad "Combates para Dos" y Doble y bajo las reglas de copa Normal...". Afinal era mesmo três Pokémons, embora tal como em Londres, obrigavam a um mínimo de 4 Pokémons, o que não tem muita lógica... Ou estavam a tentar tornar aquilo mais rápido, ou então alguém se enganou a traduzir... Quanto ao Explosion: "Si un ataque debilita por completo a los Pokémon de ambos jugadores, siendo este los últimos, el jugador que utiliza el ataque pierde la batalla y es eliminado del evento. Esto incluye los ataques, tales como explosiones, Autodestruc, Mismodestino…". Neste caso, a regra é igual ao qualificador de Londres... Mas: "La organización del evento se reserva el derecho de modificar las normas del campeonato como considere necesario sin previo aviso. Así mismo la organización podrá modificar, aplazar o suspender cualquiera de los eventos sin previo aviso y sin ninguna responsabilidad.", o que leva a que eles tenham permição de implementar esta regra a meio... Mas não importa. Consegui ganhar e isso é o melhor :P ! Para a semana será em Madrid, e se ganhar, conseguirei ir a França, para ter, de facto, a minha segunda oportunidade. Claro que dos outros 3 qualificadores vão sair jogadores bons, por isso tenho de me acautelar.

Bem, e para acabar, um grande agradecimento ao James, que teve a amabilidade de me fazer companhia, mesmo sabendo que tinha que se pôr a pé às tantas da manhã para o fazer!

0 Comments: