domingo, junho 14, 2009

Campeonato Pokémon 2009 - Final de Madrid

13 de Junho, mais uma vez eu e o meu irmão acordamos às tantas da manhã. Pegamos no carro e dirigimo-nos para o aeroportto do Porto. Metemos logo no parque número 0. Ia para procurar o parque mais barato, mas já era tarde e aquele tinha um máximo de €13,50 por dia, logo não me importei e meti-o lá. Também era o mais próximo (mesmo por baixo do aeroporto), logo até era melhor. Dirigimo-nos para o portão de embarque, mais uma vez passando pela segurança. Desta vez esqueci-me de tudo nos bolsos (carteira, chaves, etc.) logo tive de ser revistado... É o que dá a pressa :P ...

De qualquer modo chegamos a tempo. Tomamos lá o pequeno almoço, que custa os olhos da cara lá no aeroporto, devo dizer. Depois ficamos à espera para entrar no avião. Mais uma vez fomos na Ryanair, logo não há grande coisa a contar... A viagem demorou mais ou menos uma hora. Ao chegarmos ao aeroporto, telefono para o Sr. Ansel, que era quem estava à nossa espera para nos levar ao torneio. Procuramos ao pé dos taxis, e dentro de uma carrinha encontrei um rapaz que nos chamou. Era outro participante do torneio. Pelo que parece o Sr. Ansel tinha ido à nossa procura. Depois de esperar um pouco o outro concorrente avistou-o e eu fui lá chamá-lo. Apresentei-me e aproveitei para lhe pedir desculpas por ter sido tão chato esta semana. Era ele que estava a tratar das minhas viagens (e talvez das dos outros), logo andava a toda a hora a telefonar-lhe com as minhas questões e dúvidas. Enquanto íamos para o local do evento, perguntei ao outro participante o local de onde ele tinha vindo. Fiquei um bocado espantado quando disse que também tinha vindo d'A Corunha. Pelo que parece ele foi o outro semi-finalista, e como o Javi não podia vir, ele a Azu fizeram um combate pelo terceiro lugar, e ele ganhou. Depois perguntei-lhe o nome, e ele disse que era Alexandro (não sei se é assim que se escreve em castelhano)... Quando estavamos a chegar, foi-me entregue um cartãozinho com o meu nome - semelhante ao que me deram n'A Corunha - e foi-me devolvido o meu cartucho de jogo. Aproveito para matar saudades e dizer olá à minha equipa :P ...

Depois de alguns minutos de viagem, chegamos ao local. O local do torneio era um edifício da Telefónica. Como chegamos um bocadinho cedo, aquilo ainda não estava aberto, logo demos uma voltinha pelos arredores. A zona tinha vários prédios de um estilo arquitectónico do qual não me lembro do nome :P ... Depois de andar um pouco, encontramos uma praça, chamada Praça de Espanha. Nesta praça havia uma fonte e um monumento grande que era uma espéce de misto entre estátua e fonte. Depois voltamos e verificamos que o edifício da Telefónica tinha aberto. Por fora estava a passar nas televisões (ou lá o que é aquilo) coisas sobre o evento. Ao entrar, encontramos um senhor que estava a apresentar uma daquelas mesas da Microsoft, que se não me engano chamam-se "Surface". Eu e o meu irmão aproveitamos para jogar um pouco de "Air Hockey". Pouco tempo depois, entram os vencedores júnior do torneio d'A Corunha, e aproveito para conversar um pouco com os seus pais. Depois da conversa, fomos dar uma volta ao local. Tinha vários computadores, DSs por todo o lado e no segundo andar tinham jogos ao estilo Eye Toy. Um deles utilizava o ARToolKit. Conheço pois o meu grupo teve de fazer um trabalho com ele no semestre passado... E pode-se dizer que deu muito trabalho :P ... Também estavam a colocar um cartaz (ou papel de parede ou lá o que era) de modo a preparar o lugar onde se daria a cerimónia de entrega. Depois de algum tempo, são-nos entregues camisolas do evento. YAY!!! Mesmo o que eu queria!! Enquanto lá estávamos, encontrei alguns árbitros (incluíndo um que tinha ido à eliminatória d'A Corunha), com os quais troquei algumas palavras.



Na praça de Espanha



Edifício da Telefónica



Escadas com "televisões"


Depois de algum tempo de espera, finalmente mandam-nos entrar para a sala onde se dará o evento. A sala era relativamente pequena, mas também não havia grande quantidade de espectadores, logo não importava muito. Dentro da sala havia uma DS enorme, onde se iriam poder ver os combates. Em cima do ecrã inferior (e contra tudo aquilo que se encontra nas percauções do livro de instruções :P ) estavam duas Pokécadeiras e uma daquelas máquinas que havia em Londres... Ou semelhante... Por alguma razão estava tapada com uma camisola do torneio... Não sei porquê... Em seguida, somos chamados para preeencher um novo papel com a nossa equipa e assinar uma coisa para permitir-mos que as nossas fotos possam aparecer nos sites que iriam noticiar o evento e assim... O local onde preeenchi o papel tinha bebidas e batatas fritas para aqueles que queriam, concorrentes e acompanhantes, e imprensa se não me engano. Depois disto, levam mais uma vez os nossos cartuchos, e para quê? Adivinharam, para um "hack check"!! Mais um! Será que tenho cara de batoteiro?!? Não me chega ter cara de bêbado... De qualquer modo, pouco tempo depois aparecem com as folhas dos júniores e começa o torneio. Para começar, o sorteio para ver quem ia combater quem. Ah, o torneio iria ser também por eliminatórias, não por liga como rumores que me passaram pelos ouvidos diziam... É uma pena... Mas se calhar fazer 28 combates numa única máquina seria demasiado tempo... Nestes júniores voltei a ver Digs, e para ser melhor vi um a levar com um Earthquake... Entretanto fomos almoçar ao McDonalds em frente, pois ainda não tinhamos comido grande coisa. Mas fomos rapidamente, pois não queria ser declassificado por ausência :P ... Para variar, aquilo era mais caro que em Portugal, e o sal vinha com poucas batatas. A hamburger que comi era um McRoyal Deluxe com bacon, que até era bom, mas acho que o que servem em Portugal é melhor. Orgulhem-se portugueses, pois temos as melhores McDonalds do planeta :P !! Estava a haver uma promoção nas McDonalds de Espanha, tipo as do Monopoly, mas com "mensagens" dentro de palhetas (deve ser caro usar garrafas). Uns senhores que estavam ao meu lado, oferecem-me o seu prémio, que era umas batatas.Comida grátis :P !! Depois de almoçar, voltamos e vimos os restantes combates, onde vejo um deles a usar o Explosion e a não ser desclassificado, logo fiquei mais aliviado. Tinha receio que me fossem impedir de o usar. Trick Room pronto para combate!

Depois das semi-finais, fui surpreendido, pois decidiram juntar as duas finais, logo a seguir eramos nós a realizar o sorteio. Todos nós passamos o "hack check" (é que eu tinha muito tempo para fazer hacks desde que me entregaram o jogo até que o dei outra vez :P ), logo fizemos o sorteio. O sorteio era basicamente um molho de oito folhas numeradas, dentro de uma capa, e depois pediam um número a cada um, e tiravam a folha que estava nessa posição. A mim saiu-me o número 4. Segundo combate. Vejo que ao Alexandro lhe saiu para combater logo no primeiro combate. Logo foi o combate a que assisti seguidamente. Os Pokémons que ele tinha não eram muito bons contra os do adversário, logo não teve grande hipótese. Em seguida fui eu chamado. Foi-me entregue a cassete e fiquei a pensar que equipa utilizar... Pensei em usar a equipa que usei n'A Corunha, mas como tinha ouvido falar de que um dos finalistas tinha um Smeargle a spamar Dark Voids, achei melhor precaver-me e usar a minha equipa Trick Room. Antes de começar já me queriam outra vez impedir de usar o Explosion, mas desta vez pedi as regras e discuti o que lá estava, logo não me impediram de o fazer.

Primeiro Combate (quartos de final)
Pokémons do adversário:
Bronzong, Smeargle (Nível 1), Metagross

WOOOO!!! Para além de ser um Smeargle, era um de nível 1, como o do campeão, mesmo aquilo que a minha equipa estava feita para combater!! Para azar do meu adversário (e acho que sorte dos outros concorrentes) sou eu quem vai deitar uma equipa MOLF abaixo, pela terceira vez, mas desta vez com a equipa criada para o efeito.

Turno 1
Hitmonlee usou Fake Out, Smeargle ficou a um de vida com o Focus Sash
Smeargle "flinched"
Bronzong (meu) usou Future Sight
Bronzong (dele) usou Trick Room

Este turno correu como planeado. O Smeargle dele não fez estragos, e a seguir ia desmaiar. O Bronzong dele trata de nos proporcionar o Trick Room. Se calhar muitos de vocês ainda não perceberam a utilidade do Future Sight, mas talvez percebam daqui a pouco.

Turno 2
Hitmonlee usa Mach Punch, desmaia o Smeargle.
Bronzong (dele) usou Psychic, tira muito pouca vida ao Bronzong (meu)
Bronzong (meu) usou Hypnosis, Bronzong (dele) adormece mas recupera com uma Lum Berry

Mais uma vez corre tudo bem. O Smeargle dele cai, para deixar lugar ao que vem a seguir, mesmo como eu queria. O meu Bronzong consegue por o dele a dormir, mas acorda logo com o Lum Berry, o que deixa tudo igual. O Psychic dele é que me passou ao lado. Talvez tenha pensado que iria trocar o meu Bronzong...

Pré turno 3
Ele sacou o Metagross

A vítima! De quê? Já vão ver...

Turno 3
Hitmonlee usou Feint, mas falhou
Bronzong (dele) usou Confuse Ray, confunde o meu Bronzong
Bronzong (meu) ataca-se com a confusão
Metagross usa Earthquake, ambos os Bronzong têm Levitate, o Hitmonlee perde um pouco de vida
Metagross leva com o Future Sight e desmaia

Devastação!! Como pode um Future Sight do Bronzong fazer tanto dano, perguntam vocês? Bem, é assim. O dano que este ataque causa é calculado tendo em conta o Special Attack e o Special Defense dos Pokémons intervenientes no momento em que é usado ("Bronzong foresaw an attack"). Como o usei no Smeargle, Pokémon de nível 1, devem ter uma ideia de quanto Special Defence este tinha. Se fosse um 4vs4, quem tinha levado com ele era o Snorlax, logoo não havia Belly Drum para ninguém. O grande trunfo da minha estratégia! Quanto ao Feint, o objectivo deste é não permitir um dos Pokémons do adversário proteger-se do Explosion, mas como o Bronzong não o conseguiu usar, não deve ter parecido uma grande ideia para quem estava a ver :P ...

Turno 4
Hitmonlee usa Mach Punch, tira um bocadinho de vida
Bronzong (dele) usa Psychic, Hitmonlee fica a vermelho
Bronzong (meu) usa Hypnosis (sem se atacar) mas falha

A partir daqui é basicamente é tentar mandar o Bronzong dele abaixo. Como o Hitmonlee é pura utilidade, não tem grande coisa para atacar :P ... O Bronzong não se ataca, mesmo a tempo de falhar um Hypnosis, o que selaria a minha vitória...

Turno 5
Hitmonlee usa Mach Punch, tira outro bocadinho de vida
Bronzong (dele) usa Double Team
Bronzong (meu) não se ataca e usa Explosion, os meus dois vão abaixo, o dele perde mais ou menos metade da vida
Acaba Trick Room

Quando vejo o Double Team dele fico um bocado receoso. Com a minha sorte, de certo que me ia dar problemas. Neste caso até gostaria que o meu Bronzong se tivesse atacado, pois assim podia a seguir usar o Foresight, para cancelar o Double Team.

Pré turno 6
Saco o Rhyperior

O fim do Trick Room faz com que o meu Rhyperior agora ataque primeiro... vamos ver se falha muito :P ...

Turno 6
Rhyperior usa Crunch, desmaia o Bronzong (dele)
Ganho o combate.

O Rhyperior é um bom menino e consegue acertar, e com o Bronzong dele tão debilitado, não teve problemas em acabar com o combate.

Depois do combate relembram-me que posso ir tomar qualquer coisa aos "bastidores", mas decido ficar a ver os outros combates. Depois dos quartos, vêm as meias finais. Pego mais uma vez na mesma equipa, e lá vou eu para o combate.

Segundo Combate (meias finais)
Equipa Adversária:
Crobat, Metagross, Porygon-Z

Pelo que tinha visto na batalha dos quartos, ele ia tentar usar o Confuse Ray, algo que eu podia impedir com o Feint, não é?

Turno 1
Hitmonlee usou Feint no Crobat, perde uma ninharia de vida e a habilidade dele (Inner Focus) impede-o de ficar "flinched"!!!
Crobat usa Brave Bird, e desmaia o meu Hitmonlee
Metagross usa Thunder Punch, tira uma bocado de vida ao Bronzong
Bronzong usa Trick Room
Crobat recupera vida com Black Sludge, algo que não vou repetir todos os turnos

Desconhecedor da habilidade do Crobat, sou totalmente apanhado de surpresa, e isso custa-me o meu Hitmonlee. Se soubesse, teria posto o Rhyperior... De qualquer modo, tenho o Trick Room, presumo que me seja útil.

Pré turno 2
Mando o Rhyperior para fora

Turno 2
Rhyperior usou Earthquake, falha todos menos o Metagross, que perde muita vida
Bronzong usa Hypnosis, mas falha
Metagross usa Meteor Mash, tira um bocado menos de metade de vida ao Rhyperior, mas sobe-lhe o ataque!!
Crobat usa Confuse Ray no Rhyperior e confunde-o

Quando vejo que o Metagross não tira mais de metade da vida, fico contente, mas por pouco tempo, pois ver o ataque dele a subir queria dizer que o meu Rhyperior iria a seguir. Mas com tão pouca vida que o Metagross tinha, presumo que um Rock Slide seja suficiente, não?

Turno 3
Rhyperior usa Rock Slide sem se atacar, tira uma treta ao Metagross e falha o Crobat!!
Bronzong usa Hypnosis, adormece o Crobat
Metagross usa Meteor Mash e desmaia o Rhyperior, e sobe-lhe o ataque mais uma vez
Crobat dorme

Para além de não desmaiar o Metagross, o Rock Slide falha o Crobat. Ver isto diz-me que o combate está perdido. Se calhar devia ter-me certificado que o Metagross desmaiava com o Earthquake, e o Hypnosis devia ter ido para o Metagross. Foi para o Crobat pois não queria ver mais Confuse Rays a passear. Por falar nisso, o meu Rhyperior tinha o Focus Sash, para precaver 1vs1 desfavoráveis... Sinceramente não sei se o Life Orb teria feito diferença...

Turno 4
Bronzong usou Future Sight
Metagross usou Thunder Punch, tira um pouco menos de metade da vida do Bronzong
Crobat dorme mais um pouco

Agora aqui estou basicamente a remar contra a maré. O Future Sight é para ver se ao menos o Metagross vai abaixo...

Turno 5
Bronzong usou Hypnosis, adormece o Metagross
Metagross dorme
Crobat acorda e usa o Confuse Ray, confunde o Bronzong
Trick Room acaba

Estava à espera de vê-lo a atacar o Bronzong, mas se calhar não tem ataques para o fazer... O fim do Trick Room dita que o meu Bronzong tem de levar porrada antes de poder fazer algo

Turno 6
Crobat usa Brave Bird, critical hit que deixa o meu Bronzong no vermelho
Metagross gosta da caminha
Bronzong não se ataca a si próprio e usa Hypnosis, acertando no Crobat
Metagross leva com o Future Sight e desmaia

Parece que o Crobat não tem mesmo nada para atacar o Bronzong, mas mesmo assim saca um critical, o que sela em definitivo o combate. Pelo menos não levei 3 faints secos :P ...

Pré turno 7
Ele saca o Porygon-Z

Turno 7
Crobat dorme
Porygon-Z usa Dark Pulse e desmaia o Bronzong
Perco o combate

................................................................. Usei o Explosion, se é que interessa :P ...

Adeus viagem paga a Paris... Bem, não se pode ganhar sempre, não é :P ? Depois desta e da outra semi-final, dão-se as finais. Por coincidência, a final sénior é entre os finalistas de Madrid. Talvez também por coincidência, o vencedor é o mesmo, um senhor de 44 anos se não estou no erro. Depois disto, são tiradas fotos e dadas entrevistas aos vencedores, depois das quais aproveito para pedir um autógrafo a estes. Parabéns para os vencedores, e boa sorte para Paris! Em seguida dá-se a entrega de prémios, e recebo a minha DSi mais um jogo Pokémon Platinum... Pena é eu já o ter, e a versão que me é entregue ser em castelhano... Depois, comprimento o árbitro que estava n'A Corunha, e depois combino com o Sr. Ansel a hora de ir embora (pois é ele que nos vai levar de volta).


Campeões de ambos os escalões


Os 16 finalistas


Local dos combates vazio

Depois de tudo, encontro uns rapazes que me pediram para fazer uma batalha, que aceitei. Ganhei uma e perdi a outra. Ao falar com eles vi que eram o K-12 e o Kasty, que pelo que vi na net são uns dos melhores jogadores em Espanha. Pelo que parece foram uns dos que ficaram de fora em Madrid por causa do sorteio. Tive muita sorte em só terem aparecido 33 n'A Corunha :P ...

Aproveitamos depois para ir dar uma volta a Madrid, mas ao sair cá fora pareceu-me que estava a levar com um Heat Wave com Sunny Day por trás... Por isso não ficamos muito tempo a passer, e voltamos para o edifício da Telefónica. Lá aproveitamos para descansar um pouco e eu aproveitei para ver a minha nova DSi. Chegada a hora, entramos na carrinha e vamos embora. Pelo caminho faço algumas perguntas, e confirmo que a empresa Delfin Group é contratada pela Nintendo para organizar eventos, e que para o ano ainda não há nada confirmado, mas, como todos sabem, pensa-se em fazer. Ele ainda refere que talvez Portugal receba algum torneio, ao qual respondo que decerto que Portugal seria o último país europeu onde existe Nintendo a receber tal torneio, o que todos sabemos que é verdade :P ...

No aeroporto demoramos um bocado a descobrir que setas a apontar para baixo querem dizer andar para trás, o que nos faz andar a subir e a descer até que perguntamos nas informações onde nos temos de dirigir. Depois de passar a segurança, ficamos à espera para embarcar, onde compro uma Sprite de 500ml a €2,5... Será que tudo o que se vende naquelas máquinas é passado pela segurança, o que aumenta o seu preço?!? Ao entrar no avião, vejo que há muita gente a voltar para Portugal... Estarão assim tão mal as coisas em Espanha :P ? Dentro do avião, ao ver a senhora a vender raspadinhas, ainda pondero em tentar arranjar a minha 3ª oportunidade. Pergunto a opinião ao James e ele diz-me "A lotaria é mais um imposto para os parvos." logo não compro... Mas eu sou parvo :P ...

Ao chegar ao aeroporto, vamos para o carro e vamos embora. Aproveito para meter gasóleo numa estação da auto-estrada, e aprendo que eles não aceitam cupões do Continente... Chato... Chegado a Braga, ficamos por lá, pois estava com sono e não seria boa ideia ir até Montalegre.

E por aqui fica a minha aventura pelos torneios Pokémon deste ano. Mesmo não tendo ido ao mundial, foi uma experiência fantástica, e foi bom ter tido esta segunda oportunidade. Agora esperemos que para o ano possa também participar, e se calhar o torneio de Espanha mande directamente para o mundial. Só se alguém me quiser pagar a viagem a Paris :P ...

0 Comments: