Quem é que nunca matou uma mosca?
Já pensaram nas implicações disto no ecossistema?
Ah e tal que os animais que inicialmente comem moscas vão ter que comer outra coisa e essa história toda...mas não é isso que eu quero saber...
Mataram uma mosca, que mal tem? Não sentem nenhum peso na consciência depois de a matarem, até devem ter ficado mais aliviados...
Quem é não se sente incomodado com pessoas? Já algumas vez consideraram matar alguém como quem mata uma mosca?
E imaginem que atropelaram um gato, afectou-vos de alguma maneira (excepto se vos estragar o carro e se gostarem de gatos)? Imaginem que era uma pessoa... Agiam da mesma maneira? Sentiam o mesmo?
Opinem...
terça-feira, dezembro 05, 2006
Vida humana vs Vida Animal
Escrevinhado por Rui Pedro às 17:04
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
10 Comments:
A morte de uma mosca pode ter implicações catastróficas no ecossistema. Pelo menos é este o agumento usado por quem se recusa a matar qualquer insecto (mesmo que mais por aversão do que por medo) ;)
A morte de uma pessoa terá implicações catastróficas no ecossistema e na sociedade!
Contudo, a morte de pessoas e animais só tem impacto sobre o meu estado de espírito se eu estiver directa ou indirectamente implicada, se houver uma relação de afecto ou estiver presente nos momentos de sofrimento que geralmente antecedem a morte. No entanto, como não me costumo afeiçoar aos animais (porque não convivo de perto com eles) nem estou a preparar-me para salvar vidas animais (e não me sinto responsável por não ter conhecimentos que me permitam agir quando estão em perigo), a morte de pessoas costuma afectar-me mais. Mas repito, só se as pessoas satisfizerem uma das condições que referi anteriormente. A morte de um anónimo que morreu de velhice não cochichina não me aquece nem me arrefece! É a lei da vida!
Quanto a atropelar um animal ou uma pessoa... Prestaria assistência a ambos... Dentro do que estivesse ao meu alcance na altura... (Não chamaria o 112 para um animal. Há algum numero de emergência para assistência a animais?)
Lá está, esta questão seria mais dirigida a quem tivesse um maior impacto pela vida animal (não estou a dizer que és uma fria em relação ao animais! Mas simplesmente não te deixas afectar muito.). Só lancei esta questão porque geralmente as pessoas pensam que se é um animal não tem importância nenhuma.
Imaginem que os animais se afeiçoam uns aos outros (eu acredito nisto, pois notei que os meus cães ficaram mais tristes quando um dos outros morreu..até eu fiquei triste) como nós nos afeiçoamos às outras pessoas. Aquele animal que atropelamos vai fazer falta a um outro (e se não for em sentimento é em companhia).
Pessoas que morrem na Conchichina também não me afectam, mas afectam alguém da sua familia.
Número de emergência para animais, acho que há, quanto mais não seja o da sociedade protectora dos animais, mas isso dava outra história pro blog, pois com uma situação que se passou com a minha irmã eu perdi alguma confiança nesses tipos (imaginem a situação dos incêndios aplicada a animais).
O meu comentario prometido...
O facto de comparares a morte dos animais pelos humanos com a morte dos humanos pelos animais faz-me lembrar de uns pensamentos altamente filosóficos, que tive qd alguém importante morreu:
Toda a gente leva flores ao funeral de um amigo, familiar, ou conhecido, pelo que pela morte de uma pessoa são obrigadas a morrer também milhares de pessoas...
Repara agora se, ao pisares uma flor, todas as flores vizinhas da que pisaste recolhessem um raminho de Homens??? Ah, havia de ser bonito.
Estudos revelam que ha mais plantas a morrer por dia do que homens, por isso imagina o que seria se isto que eu pensei fosse real...
É por isso que eles tem medo de acabar com a Floribella me parece...
pnpo
Tenho mais pena das moscas que da Floribella! :)
Mas não percebeste bem o cerne da questão... o que se coloca aqui não é o problema de uns se matarem aos outros...
Eu estou a supor que nem só os seres humanos têm sentimentos! E que muitos seres humanos não se dão ao trabalho de sequer pensar quando matam outro ser do universo (inclusivé plantas). Se os animais também tiverem sentimentos, também se sentiriam igualmente prejudicados (como se atropelarem alguém que conheces). Se bem que também existem seres humanos que não têm sentimentos em magoar outros seres humanos, mas isso são outras questões...
Eu ia dizer mais qualquer coisa, mas varreu-se-me... se me rembrar faço reply!
Abraço
Independententemente de ser a discussão que tu, rui pedro, pretendias, a ideia abordada por binarium é muito interessante. É uma visão quase poética da morte. (e gera em mim um grande medo (que nunca acabem com a floribela))
A ideia abordada pelo pnpo. Binarium são 3 pessoas! :)
Não estou a dizer que não é um tópico interessante... Também já tinha pensado nas coisas daquele ponto de vista. Mas gostaria de fazer as pessoas pensar nisto. Principalmente pessoas como o pnpo que não gostam de gatos! (ou tu!)
Não são humanas, mas são vidas (sim, vou começar a considerar as flores e a relva. Por falar nisso, será que é a erva que põe a placa "Não pise a relva"?), e gostava que começassem a ser consideradas com alguma intenção. Matar animais a torto e a direito... para isso já chegam aquekes que ffazem casacos de pele e essas cenas...
Muito moral este post...
Primeiro, matar moscas é errado. Imaginem que trocavam de posições... De certeza que concordavam comigo.
Segundo, matar um gato é muito mau. (os gatos sao bonitos)
Terceiro, se encontrarem um professor com oculos, baixo e gordinho numa passadeira... Nao pensem duas vezes... Acelerem!
Vamos ver, professores de óculos, baixos e gordinhos ocorrem-me poucos e para esses só tenho um pensamento "Eles não são moscas nem gatos, por isso..." :)
Sugestão: Posts assinados são muito mais giros, permite várias coisas, nomeadamente a nível de insultos (por exemplo, não me importo muito de insultar o pnpo!) :)
Olá!!
Eu sinceramente não me importo de matar moscas, desde que não ouça aquele barulho mais ou menos assim:..."Brglt"....ao esmagá-la e muito menos que me deixe tripas nos vidros. E não acho que tenha tanta importância assim esse "assassinato" porque existe sempre um reajuste ecológico, como sempre aconteceu com o extermínio de alguma espécie, mas no caso das moscas, penso que podemos estar descansados. Aliás, não sei bem onde, criam moscas estéreis de modo a não propagar a espécie porque já atingiu a dimensão de praga..
Quanto aos sentimentos, custa-me um pouco a aceitar que existem nos insectos, nos peixes, nas aves.. mas será que existem, apesar de eu não conseguir interpretar por estar a fazer comparação com os meus?..
Agora, nos mamíferos existem visivelmente, logo o sentimento de perda também existe.. embora que a outro nível porque outros instintos se levantarão mais alto..
Incomoda-me profundamente o facto de não se prestar assistência a um animal ferido (e não, não há a tal linha de apoio aos animais que eu já prometi a mim mesma criar caso ganhe o Euromilhões..) Muita gente não recolhe os animais para não ficar com eles ou para não gastar dinheiro.. essa linha resolveria o problema. Para mim, é inconcebível alguém passar por um animal em sofrimento e fazer NADA. Um animal sente dor, solidão, medo.. e eu não entendo como há "pessoas" que simplesmente não ligam! Quanto a sofrer por saudade ou pela família, nós sabemos que esses laços são mais fracos nos animais... mas e se lhes déssemos a chance de constituir uma estrutura societária? É que nós é que dominamos e regulamos essas coisas. Se não interferíssemos será que eles de facto se organizavam em famílias e atingiriam um patamar aproximado do nosso? Não rapidamente, claro.. Mas já notámos uma "evolução" nalgumas espécies e reconhecemos características que eram inconcebíveis na Idade Média... E se continuarmos a dar-lhes oportunidades? Do que eles não seriam capazes... Só não damos porque queremos continuar a ser a espécie predominante do planeta, e neste momento a maior praga também.. Responsável pela destruição irresponsável dos recursos e de todas as outras espécies que já não existem..se calhar bem mais importantes que as moscas...
Não gostas do barulho principalmente se depois tiveres que limpar as tripas desse tal vidro...dizia mal com o resto da casa...
Reajuste ecológico não aconteceu com os dinossauros, mas o Homem mata muitas mais criaturas que outro ser qualquer, não dando tempo para a natureza se reajustar, por isso existem criaturas em vias de extinção...
Há quem goste de peixes e goste tanto deles como tu gostas de gatos ou cães...
Para se prestar assistência a animais e eles depois nos agradecerem como um certo animal que eu tenho lá em casa que nunca se cala.....
Que somos uma praga somos, mas olha, que é que se vai fazer...
Post a Comment