terça-feira, outubro 10, 2006

Regresso / Praxes

Pois é... Cá estou eu após uma longa ausência... Até já me disseram, inclusivé: "Ah, já não actualizas o blog faz tempo!" e eu disse: "Pois não!"
Deixando esta introdução, vou-me virar agora para a verdadeira razão da minha ausência (acabei de me virar para eles e disse: "CALOIROS!") que são, as praxes! (OK, também tenho tido exames, mas isso a quem é que interessa?)
Ando eu aqui com o mui nobre traje da Universidade do Minho a lixar a cabeça aos novinhos que resolveram assentar por aqui para os próximos anos (quem sabe muitos...não é à toa que existem os cardeais).
Que posso eu dizer acerca da praxe? Só que gostei muito de ser praxado e que gosto de praxar (embora não tenha muito jeito, confesso). Posso-me por aqui a falar das hierarquias daqui da Universidade... Basicamente por estes lados é usada uma terminologia ligada à Igreja...
Existem os caloiros que o são até passarem na varanda do Reitor na semana do Enterro da Gata durante o cortejo, passando a ser novilhos.
Com duas matriculas passam a Noviços/Noviças.
Com três Freis/Freiras (e podemos praxar neste ano!:).
Com quatro Abades/Abadessas;
Com cinco Bispos.
Com seis Arcebispos.
Quando temos mais matriculas do que os anos de curso passamos a Cardeais (independentemente dos anos que o nosso curso tenha).
A entidade superior aqui na Universidade é o Papa.

E nas vossas? Como é? Partilhem experiências!

6 Comments:

binarium said...

Então eu sou Bispa!
Tenho muito Orgulho no nosso curso!
Força MCC!

Patricia

Rui Pedro said...

Ou LCC... Convém apoiar os novos! :)

binarium said...

Sim, não é por trocar o nome que deixa de ser o "Meu" curso!
Mas na realidade acho uma pena terem excluido a "Matemática" do nome do curso, pois acredito que grandes pensadores tenham vindo para o nosso curso também pela Matemática!
E mais! O que é o nosso curso sem a matemática que tem por base? Não estou a falar da Matemática pura (daqueles cadeirões que todos acham uma seca por ser só teoria)... A verdade é que todos os algoritmos de qualquer linguagem são matemática e quem não perceber um bocado de matemática não os sabe construir...

Bj,

Patricia

Rui Pedro said...

A Matemática é essencial...não discordo...Até concordo!
Até acho que foi por causa disso que entraram menos caloiros... Tive colegas que entraram comigo que vieram para o curso por ter matemática (depois mudaram, mas isso...:)

Silvia Leao said...

Praxe a sério, daquela que é mesmo mesmo a sério, que tu olhas pra ela e dizes "opá, isto é que é praxe a sério!" Praxe tão a sério, tão a sério que até faz inveja aquelas praxes que não são a sério, sabes onde é que há? Daquela praxe que é mesmo a sério? Sabes? Sabes?

É na Universidade do Porto!!!

Rui Pedro said...

Então não é... Daquela praxe que tu olhas e dizes: "É pá, olha eles a andar de barco, olha eles nas caves do vinho do Porto,..." Isso é que é praxe...
Conta-me histórias...

UM Rules!