Pois é... Cá estou eu após uma longa ausência... Até já me disseram, inclusivé: "Ah, já não actualizas o blog faz tempo!" e eu disse: "Pois não!"
Deixando esta introdução, vou-me virar agora para a verdadeira razão da minha ausência (acabei de me virar para eles e disse: "CALOIROS!") que são, as praxes! (OK, também tenho tido exames, mas isso a quem é que interessa?)
Ando eu aqui com o mui nobre traje da Universidade do Minho a lixar a cabeça aos novinhos que resolveram assentar por aqui para os próximos anos (quem sabe muitos...não é à toa que existem os cardeais).
Que posso eu dizer acerca da praxe? Só que gostei muito de ser praxado e que gosto de praxar (embora não tenha muito jeito, confesso). Posso-me por aqui a falar das hierarquias daqui da Universidade... Basicamente por estes lados é usada uma terminologia ligada à Igreja...
Existem os caloiros que o são até passarem na varanda do Reitor na semana do Enterro da Gata durante o cortejo, passando a ser novilhos.
Com duas matriculas passam a Noviços/Noviças.
Com três Freis/Freiras (e podemos praxar neste ano!:).
Com quatro Abades/Abadessas;
Com cinco Bispos.
Com seis Arcebispos.
Quando temos mais matriculas do que os anos de curso passamos a Cardeais (independentemente dos anos que o nosso curso tenha).
A entidade superior aqui na Universidade é o Papa.
E nas vossas? Como é? Partilhem experiências!
terça-feira, outubro 10, 2006
Regresso / Praxes
Subscribe to:
Mensagens (Atom)